sexta-feira, 18 de junho de 2010

It tastes like heaven - Meu (só meu) Crème Brûlèe


A primeira vez que ouvi falar nessa sobremesa foi vendo o filme "O Casamento do Meu Melhor Amigo". Era a sobremesa favorita da "mocinha", interpretada por Julia Roberts. Ela tinha um jeito de comer a sobremesa batendo a colher sobre a camada durinha de açucar antes de comer. Gostaria de ter encontrado essa cena no YT para postar para que vocês vissem. Deu vontade de rever e dar umas boas risadas... É mesmo uma comédia romântica muito engraçada com um final feliz pouco ortodoxo, acho...

Desde então, sempre quis fazer meu próprio Crème Brûlèe (sim, com todos esses acentos), mas nunca tinha feito porque era necessário um maçarico. Já vi dicas de fazer com a colher bem quente, mas sei que não ficaria do jeito que eu queria. Ademais, sempre quis mesmo ter um maçarico para sentir a emoção de caramelar o açucar com ele... Realmente, é uma FORTE EMOÇÃO, como diria minha amiga e amada Guru para assuntos culinários, a Paula (@thecookieshop). Confesso que realizei UM SONHO.

Há muitas receitas e modos de fazer... As possibilidades são INFINITAS, mas a base é a mesma: creme de leite, gema de ovo, açucar e baunilha. Não se pode dispensar a baunilha nesse caso e recomendo muitíssimo que vocês tenham uma fava em casa para que o sabor seja bem autêntico. Dá pra utilizar a essência? Sim, mas garanto que no sabor faz grande diferença. Uma alternativa bem prática e mais barata, digamos assim, foi justo a que eu utilizei: açucar baunilhado. Acha-se para comprar um pacote com 10 sachês de 8 g cada. Essa receita é para single ladies e single boys. Para mais pessoas, basta ir dobrando as quantidades.

Meu (só meu) Crème Brûlèe (1 ramequin grande - porção individual)

2 gemas de ovos
1 sachê de açucar baunilhado
4 colheres de sopa de açucar refinado
1 caixinha de creme de leite (25% de gordura) - ou 200 ml de creme de leite fresco

Modo de Fazer

Aqueça a caixinha de creme de leite até levantar fervura. Em uma tigela, misture com um fuet as gemas com o açucar baunilhado e o refinado de modo que a mistura seja homogênea, mas sem formar bolhas. Verta sobre a mistura de ovos um pouco do creme de leite quente, mas devagar para não cozinhar as gemas e mexendo sempre com o fuet. Vá adicionando o creme e batendo ligeiramente com o fuet mas sem formar bolhas. A  mistura terá uma coloração amarelo claro e um suave aroma de baunilha. Desepeje o conteúdo em um ramequin grande. Nisso, prepare um tabuleiro forrando-o com um pano de prato. Coloque o ramequin dentro do tabuleiro, por cima do pano de prato e despeje água quente até que a água cubra aproximadamente 3/4 do ramekin. Leve ao forno pré-aquecido por até 30 minutos, a 180º. Entre 15 a 20 minutos, observe se a superfície já está firme. Para melhor textura do creme, o ideal é deixá-lo no ponto e não deixar cozinhar demais para não perder a cremosidade. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira por no mínimo 2 horas. Aconselho a fazer de um dia para o outro, cobrindo-os com papel filme ou alumínio. Para finalizar, cubra toda a superfície com açucar cristal (eu usei o cristal refinado). A chama do maçarico vai derreter o açucar, caramelizando-o. Tome cuidado para aquecer por igual das bordas até o centro e não deixar o açucar queimar demais - se passar do ponto, fica amargo. Assim que obtiver uma camada dourada, está pronto. Sirva-se IMEDIATAMENTE. O contraste entre a crocância da casquinha de açucar quentinha e a maciez do creme geladinho tem gosto de CÉU!

Queria ter achado a cena da sobremesa, mas vou deixar essa que é a mais engraçada EVER das comédias românticas com tema casamento que eu já vi até hoje...







É a Amélie Poulain que gosta de Crème Brûlèe com a casquinha quebrada com a colher (aos 12 seg) ... Acho que me confundi... Obrigada, Re!



12 comentários:

  1. Ai que delícia... depois que arrumei essa amiga só passo vontade...

    Não tenho maçarico... e nem paciência... só a vontade de comer mesmo... rsrs

    Querida Parabéns pelas suas Receitas e por esse Blog tão FO-FO!

    Beijocas cheias de açucar e carinho!

    ResponderExcluir
  2. Adri, eu tenho loucura por esse creme...última vez que comi foi num jantar de niver, de família...tava boooommmm!
    Ai, fiquei com vontade de novo...porque vc mora longe de mim, heim?

    ResponderExcluir
  3. Hum, Adoro Crème Brûlèe! É realmente uma das minhas sobremesas favoritas!!!
    Adorei a receita, e é muito conveniente, essa opção individual!
    E também adoro O casamento do meu melhor amigo, mas não lembro de nada com essa sobremesa. Eu sempre lembro de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, por causa da cena de apresentação!

    ResponderExcluir
  4. Ah, crème brûlée é viciante mesmo! Que bom que vc matou a vontade!

    ResponderExcluir
  5. Karina, faça como eu. Não passe vontade, seja brasileira e não desista nunca! Um dia você consegue... E nem vem dizer que isso é talento não... É mais vontade que qualquer outra coisa no mundo!

    Elo, quando eu for na sua casa, pode me pôr na cozinha que eu faço pra vc! xD

    Re, acho que eu misturei as cenas então, né? Porque acho que é Amelie quem quebra a casquinha com a colher, né? Eu vou ter que rever os dois! Ótima desculpa... hehehehe...

    Patrícia, sou louca com essa sobremesa! Tem um lugar aqui em BH que eu amo que vende um maravilhoso. Se chama Vatel. É muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe ama Crème Brûlèe. eu na verdade não lembro se ja comi...

    Uma das vontades da minha mãe é ter o maçarico, quando vc vier aqui novamente vai traze-lo e fazer Crème Brûlèe pra gente! =D
    HUAhUahuhauHauhuahUhA

    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Claro que eu levo, Dafne! É muito fácil fazer mas tem que ter o maçarico pra ficar bem igual à receita original.
    O meu eu comprei bem baratinho pela net. Se sua mãe quiser mesmo, me avisa!

    ResponderExcluir
  8. Dana, é mais fácil do que eu pensava... A melhor parte é usar o maçarico!... rs rs rs...

    ResponderExcluir
  9. Dri, amei :-) Comprei o maçarico e não fiz ainda. Amei os videos!!! Dois dos meus filmes prediletos. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Achei que vc ia botar fogo na sobremesa, quer dizer, vc realmente botou foto. Só gostei da casquinha.

    ResponderExcluir
  11. Lu, se vc fizer, vai ficar viciada e querer fazer brulee toda hora! hahahaha...

    Cláudio, ah, eu lamento que você não goste do creme... Mas realmente a casquinha é a melhor parte!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino