segunda-feira, 21 de junho de 2010

Forno aceso - Soufflé de Espinafre e Bolo de Maçã


Já ouviram uma música assim: "meu coração amanheceu pegando fogo... fogo... FOGO!"? Pois é. Desde que eu peguei no maçarico pela primeira vez, não consigo mais parar de querer assar coisas. Minha mãe vai me matar porque certamente o gás irá terminar antes do que de costume... 


Fazer um prato diferente (e gostoso) não requer apenas ingredientes certos na dispensa ou mesmo criatividade. Requer uma boa dose de boa vontade. E às vezes, nem com muita boa vontade as coisas saem exatamente do jeito que a gente quer. O ingrediente que falta, nesses casos, é quase sempre bom humor e saber deixar todos os problemas fora da sua cozinha. Hoje foi um dia especialmente bom para fazer experiências e tentar coisas novas ou que não faço há bastante tempo porque estou sozinha em casa, sem ninguém para me pentelhar... Por isso, resolvi fazer para o almoço um belo Soufflé de espinafre e, aproveitando o forno e as lindas maçãs granny smith que estavam piscando para mim na geladeira, resolvi fazer - finalmente! - o tão comentado Melhor Bolo de Maçã do Mundo do The Cookie Shop (não vou dar essa receita porque, como sempre, mudei as medidas e fiz do "meu jeitinho" e agora não consigo reproduzir. exatamente como eu fiz. melhor que você tente usar a original, exatinha como a Paula ensinou - minha mestra! hahahaha...)

Soufflé de Espinafre

1 maço de espinafre
2 col. sopa de manteiga
1 col. sopa de farinha de trigo
1 xíc. de leite
1 pitada de noz moscada
1 tablete de caldo de galinha
3 ovos (gemas e claras separados)
3 col. sopa de queijo (eu fiz com mussarela, mas o ideal é que seja parmesão do bom. não faça com aqueles de saquinho com cheiro de chulé não, pelamooooooooooor!)

Modo de Fazer

Cozinhe o maço de espinafre sem adicionar nada, apenas no próprio líquido. Após, escorrer , picar e reservar. Não deixe cozinhar demais para não amarelar! Sabe fazer molho branco? É isso que você vai ter que fazer: derrete a manteiga, acrescenta a farinha, mexendo sempre e vai acrescentando o leite lentamente. Adicione o caldo de galinha e continue mexendo até engrossar um pouco e o trigo esteja cozido. Acrescente a pitada de noz moscada e, em seguida, as gemas e o queijo misturando bem. Feito isso, misture tudo com as 3 claras restantes batidas em neve, sem bater - só misturando para agregar tudo. Despeje a o sufflé num refratário untado com manteiga. Forno 180º por aproximadamente 40 minutos.

Um comentário:

  1. Adoro souffle, de qualquer coisa...
    Hihihihihihihi!

    Mas quero fotos! Cade a torta de maçã que não tem fotooo??? E quero experimentar tudo!
    HAuhUAHUHauHUAhuHA

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino