quinta-feira, 3 de junho de 2010

Comida de Chef em 10 minutos - Risoto de Funghi Secchi


Essa foi uma ideia lançada pela Rita Lobo (no Cozinha Verde), atráves de uma dica do Daniel Figueiredo (do Panela de Cobre). No tempo em que eu morei sozinha, uma das coisas mais difíceis de aprender foi a cozinhar para um. Aqui em casa se faz muita comida de uma só vez, contabilizando 5 glutões. Cozinhar em pouco tempo e em pouca quantidade é um desafio que eu e outros solteiros como o Mesa Pra 1 já superamos - depois, é claro, de sobreviver de Miojo...Como eu voltei a morar com a família há um ano, me empolguei com a ideia de testar essa habilidade arduamente adquirida. Antes da receita, algumas reflexões sobre o tema:

1) Cozinhar pra um é mais difícil que pra muita gente porque muitas vezes se gasta o mesmíssimo tempo para fazer para um o que se faz para muitos.

2) O tempo gasto depende de como você administra sua cozinha. Se você for um Taz como a minha mãe, você fará qualquer coisa bem rápido. Mas gastará o dobro ou o triplo do tempo que gastou cozinhando apenas para arrumar a bagunça que você fez.

3) Economiza tempo se você tem organização dos utensílios e ingredientes que você vai usar na receita. Aqui em casa eu perco muito tempo procurando UM ÚNICO ingrediente porque minha mãe coloca num lugar diferente do que eu estou acostumada. 

4) Não é a quantidade de ingredientes disponíveis que determina a qualidade dos seus pratos. Uma pessoa sozinha gasta muito pouco e se você compra em quantidade, vai desperdiçar muita coisa. Já joguei um PACOTE quase inteiro de semolina da boa fora porque deu bichinho. Um pouquinho de cada é suficiente.

5) Fazer um prato de chef e rápido depende muito da sua agilidade, bem mais do que o tempo de cozimento. Isso você consegue com a prática. Cada um tem seu método. Encontre o seu e seja feliz na cozinha! xD

Risoto de Funghi Secchi (para 1 esfomeado ou 2 pessoas tentando fazer dieta)

10 gr de Funghi Secchi (um punhado que cabe na mão) - hidrate-os previamente numa xícara de chá de água quente. bastam 2 a 5 minutos. Não jogue o caldo fora!
300 ml de frango ou legumes (para maior praticidade ainda dissolvi 1 tablete caldo de frango com vinho branco da Knorr)
1 colher de sopa de manteiga com sal
1/2 cebola média ou 1 pequena picadinha (eu ralo direto na panela que anda muito mais rápido!)
1/2 xícara de chá de arroz arbóreo
3 colheres de sopa de vinho branco seco (só no caso de você não ter à disposição o caldo que utilizei)

Modo de fazer:
Numa panela pequena (eu usei a minha de pedra que é MARA!), refogue a cebola na manteiga e a seguir acrescente o arroz. Refogue-o por apenas um minuto. Em fogo médio, acrescente o vinho e assim que ele evaporar, acrescente o caldo do funghi ainda morno e mexa. NÃO DEIXE O CALDO SECAR! Mexa suavemente (se for em panela de pedra como eu ou em uma de inox, lembre-se que ela retém muito calor e mesmo depois de apagado o fogo, ela continua aquecendo) e vá acrescentando o caldo quente aos poucos. Na segunda adição, acrescente os congumelos picados em pedaços menores e mexa com cuidado para não virar arroz de 3ª - todo quebrado. Vá acrescentado caldo até que o risoto fique al dente, bem cremosinho e não uma sopa empapada. Não se preocupe se o arroz ficar no ponto antes  do fim da quantidade de caldo estipulado na receita. Assim, você só vai usar o que for o suficiente para deixar o seu arroz no ponto desejado. Ao servir, adicione por cima do arroz um pouquinho de manteiga - vai dar brilho - e queijo parmesão ralado. Garanto que esse feito em casa é melhor que o que você come no Spoleto!

Dedico essa receita à @Geek_Girl, que é vegetariana. Cogumelos são uma excelente fonte de proteína e esse prato dispensa carnes. Precedido de uma boa salada de folhas verdes e tomate cereja, é uma refeição completa.

Um comentário:

  1. Cara, deu água na boca. Receita fácil e o resultado visual tbm fica lindo! Obrigada pela dica, Adri!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino