sábado, 27 de agosto de 2011

A Palha Italiana mais Bonita (e GOSTOSA) da cidade


Caros amigos... Há muito não vos falo, há muito que vos deixei. Motivos? Tive todos e ainda tenho mais alguns. Um deles, diz respeito à minha mudança para essa grande metrópole chamada São Paulo, o que representou um giro de 180º na minha vida... No lugar onde estou morando, tenho algumas restrições ao uso da cozinha, o que me impede de executar minhas experiências gastronômicas com frequência e excelência. Todavia, essa semana achei uma brecha para fazer uma receitinha simples para remediar aquela larica de doce.Trata-se de uma variação do tradicional Brigadeiro ou o Brigadeiro de Colher - que os ansiosos para comer logo popularizaram e transformaram numa coqueluche tão foda que hoje em dia existe até loja especializada em shopping vendendo o docinho por uma baba. É a Palha Italiana.

A origem da receita é desconhecida... Se alguém souber, por favor, me conte! A verdade é que aprendi a fazer esse doce há mais de 10 anos atrás com um guri que deve ter a idade do meu irmão caçula. Ele veio do interior de Minas para BH e, morando sozinho, ele mesmo tinha que se virar na cozinha. O básico: leite condensado, manteiga, chocolate em pó, biscoito maisena e açucar refinado para polvilhar. Faz-se o brigadeiro, acrescenta-se o biscoito triturado e depois de vertido em uma forma untada, corta-se aos quadrados e passa-se pelo açucar refinado. Ok, certo? Errado! DETESTO biscoito maisena, mas o doce vale a pena. Então, por que não trocar o biscoito? E porque não usar Nutella ao invés de chocolate? E por que não incrementar a mistura com macadâmia ou amêndoas trituradas? E por que não passar pelo açucar baunilhado (com baunilha natural de verdade)? E foi assim que surgiu a Palha Italiana mais bonita e mais gostosa da cidade. 

Palha Italiana mais bonita e mais gostosa da cidade

1 caixinha de leite condensado MOÇA (POR FAVOR!)
1 col. chá de manteiga (uso com sal, mas pode ser sem)
2 col. sopa de Nutella
1 pct de biscoito Leite Maltado sabor Chocolate Crocante da Piraquê
Amêndoas trituradas (ou macadâmia, avelãs, nozes, castanha do pará, etc... a gosto)
Açucar baunilhado (açucar refinado + sementes de uma fava de baunilha)

Modo de fazer:

Preparar o brigadeiro em ponto de enrolar (a massa deve despregar-se com facilidade da panela, ser mais grossa e brilhante). O segredo é fazer em fogo baixo, mexendo e remexendo requebrando até o chão, chão, chão, chão, chão, chão... huhnauahuahuahua... Use, de preferência, uma colher de silicone. Por que? Por que ela não vai deixar o contato entre a colher e o fundo da panela interferirem no sabor. Acrescente o biscoito triturado e as amêndoas até formar uma massa homogênea. Despeje o conteúdo da receita em um pirex untado com 1 dedo aproximadamente de altura. Ao esfriar, corte aos quadrados e passe no açucar baunilhado.

2 comentários:

  1. Bem diferente... eu gosto da palha com biscoito maizena, será que com esse fica realmente "boua"??? =)))
    Quero experimentar! Faz para mim? =D
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. para vc fazer com biscoito maizena você tera que fazer essa receita:
    2 lata de leite condessado
    4ou5 colheres de chocolate
    1 colher de manteiga (com sal ou sem)
    um pouquinho de trigo
    e pronto....

    Dopois do chocolate estiver quase pronto vc choga na panela o biscoito de maizena quebrado ( que são 2 pacotes) e misture dentro da panela. Depois que estiver misturado você poe em um tabuleiro uo bandeija, deiche esfriar. Quando ja estiver mais frio você joga o açucar refinado por cima, depois corte.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino