domingo, 9 de janeiro de 2011

Cupcakes... esses bolinhos metidos!

Conhecem aquela velha história da Bela e a Fera? Pois é. Beleza não põe mesa porque ninguém come com os olhos (ainda que queiram fazer com que você acredite nisso!). Aparência não é tudo... Mas engana bem. Cupcakes são frisson porque visualmente são atraentes: pequenos, finamente decorados com confeitos e corantes (artificiais), wrappers, forminhas coloridas, etc... Mas e o bolinho? Gente, vocês podem  até achar que fazer um bolinho é suuuuuuuuper fácil, mas não é bem assim.
Se você usa uma farinha ruim, fermento vencido e erra as medidas (para mais ou para menos, mesmo que só um pouquinho), isso alter o resultado final e fica UMA PORCARIA! Trocar o açucar da receita então - NEM PENSAR! Sou corajosa e gosto de testar pra ver se funciona, mas não recomendo. Você acaba perdendo ingredientes, tempo e gás! Eu estava tentando refazer uns cupcakes de matchá com uma receita da @chocolatria e deram errado porque usei o açucar light. Mesmo o cupcake de baunilha básicão não funcionou bem com o tal açucar light... Não sei exatamente onde está o erro (provavelmente nas quantidades), mas custei a acertar uma fornada... Puxa, que difícil fazer cupcakes perfeitos! Tiro meu chapéu sempre para quem acerta de primeira e vive disso... 

O que estou tentando dizer é que não basta você enfeitar o bolinho e ele parecer a coisa mais linda e saborosa EVER, se quando você dá aquela mordida é pura decepção! Vou passar alguns segredinhos que ajudam para não errar!

1) Faça um checklist dos ingredientes. Meça-os antes de começar a executar e deixe tudo à mão, tipo nesses programas de culinária. Pode parecer que na tv é só pra agilizar e ser mais didático, mas é fundamental para evitar erros. 
2) Antes mesmo da execução, ajeite as forminhas de papel numa forma para muffins. Pode ser em formas de empadinha também (nunca testei, mas disseram que funciona). Se você puser a massa nas forminhas fora delas, a forminha não aguenta o peso da massa e abre - uma desgraça! 
3) Peneire o açucar e farinha. Manteiga e ovos sempre em temperatura ambiente. Acredite-me: faz MUITA diferença. 
4) Tenha aquelas colheres medidoras, xícara graduada e, se possível, uma balança. Quantidades exatas são MUITO importantes para uma receita dar super certo.
5) NÃO DEIXE os bolinhos esfriarem na forma! Ponha-os numa grade.

Dessa vez não vou dar o PAP da receita que fiz porque você acha aqui e aqui. Espero que tenham gostado do meu retorno! Espero publicar mais delícias nesse novo ano que promete muitas novidades e realizações!

Um comentário:

  1. Amei seu blog!

    Passarei sempre por aqui!

    Se quiser, conheça o meu...

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino