quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cookies de Amêndoas, Butterscotch Chips e Gotas de Chocolate


Quem me acompanha no Twitter sabe os motivos para esse longo hiato e sabe me perdoar. Não tenho tido muita vontade de cozinhar desde o último mês de agosto. Estive sem ânimo e sem motivação até para continuar com meus hobbies favoritos. Mas voltando de uma viagem a São Paulo semana passada, ganhei de presente do meu querido @rhigam dois pacotinhos do famoso butterscotch chips que venho falando há MESES, desde que li sobre eles no blog do @pratofundo, quando nós três discutimos sobre a famosa receita dos lendários cookies da Neiman Marcus.
Na época, a discussão rendeu aos meus amigos blogueiros/twitteiros dois posts incríveis aqui e aqui. Desde então, tenho pedido religiosa e fervorosamente a todos "ozamiguinho" que vão para NY para me trazerem um pacotinho desses porque aqui não existe pra vender nem nas melhores delicatessens. Esse novo e desconhecido ingrediente reacendeu minha vontade de cozinhar e me senti novamente feliz fazendo uma coisa gostosa. A receita segue que segue abaixo é um "Frankenstein" de várias receitas espalhadas na web. As melhores receitas são as da @patriciascarpin e as da @thecookieshop. Os cookies viraram um presente de aniversário para meu primo recém-casado. Espero que ele tenha gostado...

Cookies de Amêndoas, Butterscotch Chips e Gotas de Chocolate

1 xíc. chá de manteiga (sem sal) 
1 xíc de açucar refinado
1 xíc de açucar mascavo 
2 e 1/2 xíc chá de farinha de aveia
2 xíc chá de farinha de trigo
1 xíc chá de gotas de chocolate/buttescotch chips (opcional)/amêndoas (ou outra castanha de sua preferência) em partes iguais
2 ovos 
1 col. chá de fermento
1 col. chá de bicarbonato de sódio
1 col. chá de essência de amêndoa (ou baunilha)
1/2 col. chá de sal 

(dica: usar uma xícara medidora graduada. se não tiver, use uma xícara ou copo com capacidade de 250 ml. Nada de medidas rasas! Meça bem!)

Modo de fazer:

Misture a manteiga e os açucares até ficar uma pasta homogênea. Acrescente os ovos e a essência e misture, obtendo um creme mais claro. Em seguida, acrescente as farinhas, o fermento, o sal e o bicarbonato, misturando tudo e, por último, as amêndoas/gotas de chocolate/butterscotch chips. Forre um tabuleiro grande com papel manteiga e desponha pequenas porçoes com medidas de cerca de uma colher de sopa para cada cookie e asse em forno pré-aquecido a 165º (médio alto) por 12-15 minutos (eles vão dourar bem por fora e parecer moles quando retirados, mas basta desenformá-los e colocá-los sob uma grade que permita-os respirar, que eles vão "endurecer" e ficar crocantes) cada fornada. Rende uns 40 cookies ou um pouco mais. Perfeito acompanhamento para uma xícara de leite morninho ou, se preferir, gelado. Gosto muito com chá inglês sem açucar, já que eles são muito docinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino