segunda-feira, 12 de julho de 2010

O vício do chá - Bolo de Matchá com Nozes

Desde criança excluí o café da minha vida. Lembro como se fosse hoje do dia em que rejeitei o café com leite no café da manhã. Foi definitivo. Nunca mais. Meus pais são viciados, todo mundo ama café... E eu me pergunto o que tenho eu de diferente? Pensava que fosse porque café é uma bebida quente e amarga (o café da minha mãe é sem açucar e MUITO forte), mas não pode ser esse o motivo porque há alguns anos me viciei em chá e em especial o chá verde.

Tudo começou quando eu fui a SP pela primeira vez e conheci um autêntico chá verde. De lá pra cá, virou um vício, sempre acompanhado de uma fatia de bolo, biscoito doce ou pão com cream cheese e geleia. Não apenas um vício, mas um ritual. Estudei sobre o preparo do chá e tudo mais. Tenho uma térmica só para mim e faço coleção de mugs. Além do chá verde, passei a gostar de chás ingleses tradicionais - earl grey e lady grey. A marca Twinings é minha favorita! O de chá verde com peppermint é MA-RA-VI-LHO-SO! Por causa dessa predileção por essa bebida, encontrei a Hanny Guimarães, do Rota do Chá. Ela está sempre postando coisas incríveis e deliciosas sobre nossa bebida favorita (dela com certeza e minha logo depois de coca zero!). Foi pensando nela que "inventei" essa receitinha e espero que ela goste. Foi uma experiência com uma massa de pão de ló que eu pretendia transformar em rocambole, mas falhei na hora de enrolar. Usei uma parte da massa para fazer uma forma de bolo inglês pequena e, assim, acrescentei o matchá só no final de tudo. O sabor ficou bem característico para quem já conhece o matchá, que dá uma "quebrada" no dulçor. Perfeito! Combinou muito bem com uma xícara de earl grey... Acredito que o matchá possa ser usado em outras receitas de bolo e ficar igualmente muito saboroso! Farei novas experiências, certamente...

Bolo de Matchá com Nozes 

Ingredientes:

4 ovos separados em clara e gema
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de água fervente
1 colher de chá (rasa) de matchá 
Nozes picadas a gosto

Modo de fazer:  

Bata as claras em neve e reserve. Coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20-30 minutos em batedeira em velocidade média (esse é o segredo do pão de ló fofíssimo - bater bastante! Não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Alguns minutos antes do final, adicione o matchá. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e as claras, mexendo delicadamente, com movimentos circulares de baixo para cima, formando uma massa bem fofa. Verta num tabuleiro para bolo em inglês grande e, por último, salpique as nozes. Leve para assar em forno pré-aquecido e em temperatura máxima por 10 minutos e baixar para médio por aproximadamente mais 10 a 15 minutos.

6 comentários:

  1. Primeiro de tudo eu fui no Google descobrir o que era um Matcha... depois entendi o Bolo!
    Hehehehehehehehehehehe...

    Ta ai um lanche que não gosto. O Chá verde até tomo com açúcar, mas o bolo não pq eu não gosto de nozes.

    Cheguei a te falar que comprei aquele Chá Verde do Mate Leão para experimentar, só pq vc disse que tinha gostado?
    Pois comprei o que vem com limão e ODIEI!!! HAUhUAhUHauhUHA... Rafa tb odiou e minha mãe nem quis provar, foi ralo dentro!

    Beijos Grandes

    ResponderExcluir
  2. Dafne, o chá que eu gosto não é o matte leão. é o feel good! ele sim é muito gostoso...

    o bolo você pode fazer sem nozes ou substituir por outra coisa q vc goste - amêndoas ou macadâmia fica ótimo tmb, com certeza. essa massa, sem matchá, dá um rocambole da hora!

    ResponderExcluir
  3. Adri, que incrível!
    Isso sim é que é chá das cinco dos bons!
    Deu muita vontade de provar o bolo de matcha e mais ainda essa combinação.
    Arrasou!
    Vou tentar fazer por aqui... Gosto muito do sabor deste chá seja como infusão ou ingrediente culinário. Quem sabe não me rende uma delícia dessas.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Hanny, obrigada pela visita! Seja sempre bem-vinda...
    Você tem toda razão. O matchá combina muito com vários tipos de receita. Já experimentou sorvete de matchá da Yogoberry? Eu AMO!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adri amei seu post Sobre Matchá,gosto de chá verde,sou uma paulista morando em Salvador,então qdo vou pra SP,vou direto pra Liberdade,e reponho todo meu estoque de chá verde até a proxima viagem. Nunca usei Matchá para receitas, vou começar com a sua, pois adoro nozes....Bjssssssss

    ResponderExcluir
  6. Tenho duas latinhas de matchá aqui e tenho inventado coisas com elas... Para o chá, prefiro as folhas secas.

    Pode fazer MIL coisas com matchá: brigadeiro, bolo, sorvete...

    Testa e depois conta pra gente! Beijocas e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino