quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Livro do Cupcake - Cupcake de Cenoura


Cupcake já virou mania nacional, né? Qual a origem deles? Uns dizem que é de origem inglesa e que os originais não podem levar manteiga. Outros já defendem que cupcake é qualquer receita (mara) de bolo que possa ser assada nesse formato - esse é o cupcake americano (moderno). Detalhes à parte, acho que dentro de uma forminha e da minha boca cabem todos eles! Com tantos fãs foodbloggers e tantas receitas espalhadas por aí, a BoniFrat Bonecos & Cia teve a genial ideia de reunir as mais deliciosas receitinhas de cupcakes da blogosfera e transformou num livrinho virtual super fofo e baixável (em outras palavras, GRÁTIS!). A iniciativa é toda sem fins comerciais e/ou lucrativos. Algo tão generoso é realmente inspirador...


Há algum tempo tenho pensando: por que não transformar uma das nossas mais tradicionais receitas de bolo - a mais fácil e, certamente, a mais executada em todas as cozinhas do Brasil  - em adoráveis cupcakes? Assim, com ajuda da minha ÍDALA (tá parecendo até jabá, né? bah, ela nem precisa, mas tenho que dar todos os créditos a ela!) Paula que compartilhou a receita da mãezinha dela... Uma receita que tem memória afetiva e um segredinho supimpa! Infalível até para quem tem duas mãos esquerdas na cozinha. Dá pra por filho, marido, gato, cachorro para fazer que dá certo - seguindo as instruções, claro!

Dedico essa receita as minhas duas xarás do Twitter - @adrika e @dridel - que estavam reclamando que os bolos de cenoura que elas fazem não crescem. Prometo que se vocês fizerem como eu disse, vai crescer lindamente!

Cupcake de Cenoura

2 cenouras grandes
1 xíc. chá de óleo
2 ovos
2 xíc. chá de farinha de trigo
2 xíc. chá de açucar refinado
1 col. sopa de fermento 

Modo de fazer

Peneire a farinha e o fermento numa tigela e reserve. No liquidificador, bata as cenouras picadas e descascadas e os demais ingredientes. Verta o líquido na tigela com farinha e fermento reservados e misture bem. Nesse ponto, pode-se utilizar a batedeira, mas JAMAIS o liquidificador. O calor gerado no liquidificador é o vilão que faz os bolos de cenoura não crescerem (eis O pulo do gato!).

Calda (opcional): Numa panela aqueça 7 c. sopa açúcar, 2 c. sopa chocolate em pó, 2 c. sopa manteiga, 3 c. sopa leite quente até engrosssar. Se preferir, acrescente aos ingredientes uma c. café de café solúvel. Dá um sabor INCRÍVEL! Decore a gosto!

5 comentários:

  1. Ah que maldade, eu AMO Bolo de Cenoura!!! A primeira foto é dos seus Cupcakes? EU QUEROOO!!!

    E tb amei o livrinho, da vontade de fazer todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sim, são os que eu fiz. Essa receita é infalível! Pode fazer que dá certo!

    ResponderExcluir
  3. Adri! Adorei a receita vou tentar fazer essa semana ainda.Depois eu te conto o resultado! Um beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Depois conta se deu certo! Esqueci de te perguntar ontem...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ficaram demais! Muito bonitos e deviam estar deliciosos.
    Muito legal a inciativa dela de fazer o livro, gostei muito!
    Adorei seu blog, estou começando o meu agora, vou te linkar, ok?

    Beijos, Jessica

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino