sábado, 1 de maio de 2010

Pior Olho de Sogra do Mundo x Melhor Pé de Moleque do Mundo


Desde quando o blog nasceu, tenho tido várias ideias pra postar. Sempre surge uma nova e nunca sei qual vou colocar no ar primeiro. O fato é que nem sempre a ideia original funciona e eu tenho que pensar noutra bem depressa. Foi o caso!

A ideia original para essa nova postagem era homenagear o Dia da Sogra, no último dia 28, com a receita do meu docinho de festa de criança favorito: o Olho de Sogra. Nesse dia, chegou para mim pelos Correios uma revista da Ajinomoto e também um especial cartão de aniversário de sua Central de Relacionamento contendo duas receitinhas: uma salgada e uma doce  (por acaso Olho de Sogra). Quem me acompanha no Twitter viu a saga dos docinhos famigerados. Testada a receita, tomou pau no teste. De qualquer forma, agradeço à Ajinomoto por estar sempre me mantendo informada das novidades e me brindando com receitinhas muito legais - mesmo quando eu meto o pé na jaca e erro a mão. Mesmo detestando, comi todos eles e senti falta depois! #gordasafada

Para compensar meu desgosto, resolvi dividir com vocês uma receita infalível que qualquer um faz com o pé nas costas de olhos vendados sem perigo! Confesso que acerto muito mais fazendo massas ou risotos que fazendo doces ou bolos e esse doce me faz parecer a melhor doceira do mundo! (pelo menos pra mim... hehehehe)

Pé de Moleque é um doce muito típico daqui de Minas. Acredito que em todo Brasil ele é bem popular, especialmente nas festas Juninas. A origem do nome é bem engraçada, uma anedota bem conhecida com versões um pouquinho diferentes para os baianos e mineiros. Grosso modo, trata-se de uma corruptela de "Pede, moleque", numa alusão à fala das doceiras para as crianças travessas que roubavam os doces ao invés de comprar ou esperar ficar pronto. Essa minha receita foi criada a partir da sobremesa que eu costumava comprar num restaurante onde eu almoçava na época em que fui livreira na Av. Augusto de Lima, muitos anos atrás e incrementada com uma dica da Deia Schwarz no dia em que ela foi no programa Mais Você, com Ana Maria Braga.

Melhor Pé de Moleque do Mundo


Ingredientes:

1 lata de leite condensado (com o Moça fica melhor, já testei)
2 col. de sopa de manteiga (margarina também pode, mas não fica tão bom. pode ser com ou sem sal, a seu gosto. eu prefiro com sal!)
4 col. sopa de açucar mascavo (seja generoso na medida pq a bela cor de caramelo será dada pelo açucar. mas não exagere para não ficar açucarado demais. essa foi a dica genial que eu peguei da receita da Deia)
250 gr de amendoim torrado e descascado

Modo de Fazer:

Coloque numa panela a manteiga, o açucar e o leite condensado e leve ao fogo brando mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro (despregar do fundo da panela). Acrescente os amendoins, mexendo vigorosamente e desligue o fogo. Com uma colher, meça as porções que darão tamanho a cada Pé de Moleque e ainda quente, separe cada colherada num prato raso ou travessa untada com manteiga. Deixe esfriar e atingir a consistência ideal para comer sem grudar na mão. Depois, pode dispô-los em forminhas para enfeitar a mesa da sua festinha ou se servir à vontade, metendo a mão mesmo que é assim que a gente gosta. Bom demais da conta! ;)

6 comentários:

  1. Esse pé de moleque fica molinho ou durinho? Fiquei curiosa em relação à textura.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm! Eu AMO pé-de-moleque, receita anotadíssima :-) E fora que ficaram lindos. Beijo,

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que o Olho de Sogra não deu certo... Vou tentar fazer em casa, relembrando o meu curso de docinhos que fiz!
    E também preciso adicionar essa receita de pé-de-moleque na lista! Ela é bem diferente do que eu estava acostumado a ver! Acho que minha mãe vai adorar, porque não fica tão duro! Hahahah

    ResponderExcluir
  4. Paula, fica da textura q vc quiser, como o brigadeiro! Pra ficar mais durinho, cozinha mais. Eu gosto desse ponto: quando esfria, fica cremosinho, puxa-puxa...

    Lu, pode fazer! Não tem como errar!!!

    Ei, Re! Sim, eu fiquei mto chateada pq eu amo Olho de Sogra. Se você puder, compartilha sua receita. Esse pé de moleque é MARA!!!! Não há qm não goste!

    ResponderExcluir
  5. ai meu deus, que agua na boca! adoro pé de moleque, principalmente os puxa puxa!
    bjus!

    ResponderExcluir
  6. Parece delicioso ! Hummm !!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino