sábado, 1 de maio de 2010

Pior Olho de Sogra do Mundo x Melhor Pé de Moleque do Mundo


Desde quando o blog nasceu, tenho tido várias ideias pra postar. Sempre surge uma nova e nunca sei qual vou colocar no ar primeiro. O fato é que nem sempre a ideia original funciona e eu tenho que pensar noutra bem depressa. Foi o caso!

A ideia original para essa nova postagem era homenagear o Dia da Sogra, no último dia 28, com a receita do meu docinho de festa de criança favorito: o Olho de Sogra. Nesse dia, chegou para mim pelos Correios uma revista da Ajinomoto e também um especial cartão de aniversário de sua Central de Relacionamento contendo duas receitinhas: uma salgada e uma doce  (por acaso Olho de Sogra). Quem me acompanha no Twitter viu a saga dos docinhos famigerados. Testada a receita, tomou pau no teste. De qualquer forma, agradeço à Ajinomoto por estar sempre me mantendo informada das novidades e me brindando com receitinhas muito legais - mesmo quando eu meto o pé na jaca e erro a mão. Mesmo detestando, comi todos eles e senti falta depois! #gordasafada

Para compensar meu desgosto, resolvi dividir com vocês uma receita infalível que qualquer um faz com o pé nas costas de olhos vendados sem perigo! Confesso que acerto muito mais fazendo massas ou risotos que fazendo doces ou bolos e esse doce me faz parecer a melhor doceira do mundo! (pelo menos pra mim... hehehehe)

Pé de Moleque é um doce muito típico daqui de Minas. Acredito que em todo Brasil ele é bem popular, especialmente nas festas Juninas. A origem do nome é bem engraçada, uma anedota bem conhecida com versões um pouquinho diferentes para os baianos e mineiros. Grosso modo, trata-se de uma corruptela de "Pede, moleque", numa alusão à fala das doceiras para as crianças travessas que roubavam os doces ao invés de comprar ou esperar ficar pronto. Essa minha receita foi criada a partir da sobremesa que eu costumava comprar num restaurante onde eu almoçava na época em que fui livreira na Av. Augusto de Lima, muitos anos atrás e incrementada com uma dica da Deia Schwarz no dia em que ela foi no programa Mais Você, com Ana Maria Braga.

Melhor Pé de Moleque do Mundo


Ingredientes:

1 lata de leite condensado (com o Moça fica melhor, já testei)
2 col. de sopa de manteiga (margarina também pode, mas não fica tão bom. pode ser com ou sem sal, a seu gosto. eu prefiro com sal!)
4 col. sopa de açucar mascavo (seja generoso na medida pq a bela cor de caramelo será dada pelo açucar. mas não exagere para não ficar açucarado demais. essa foi a dica genial que eu peguei da receita da Deia)
250 gr de amendoim torrado e descascado

Modo de Fazer:

Coloque numa panela a manteiga, o açucar e o leite condensado e leve ao fogo brando mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro (despregar do fundo da panela). Acrescente os amendoins, mexendo vigorosamente e desligue o fogo. Com uma colher, meça as porções que darão tamanho a cada Pé de Moleque e ainda quente, separe cada colherada num prato raso ou travessa untada com manteiga. Deixe esfriar e atingir a consistência ideal para comer sem grudar na mão. Depois, pode dispô-los em forminhas para enfeitar a mesa da sua festinha ou se servir à vontade, metendo a mão mesmo que é assim que a gente gosta. Bom demais da conta! ;)

6 comentários:

  1. Esse pé de moleque fica molinho ou durinho? Fiquei curiosa em relação à textura.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm! Eu AMO pé-de-moleque, receita anotadíssima :-) E fora que ficaram lindos. Beijo,

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que o Olho de Sogra não deu certo... Vou tentar fazer em casa, relembrando o meu curso de docinhos que fiz!
    E também preciso adicionar essa receita de pé-de-moleque na lista! Ela é bem diferente do que eu estava acostumado a ver! Acho que minha mãe vai adorar, porque não fica tão duro! Hahahah

    ResponderExcluir
  4. Paula, fica da textura q vc quiser, como o brigadeiro! Pra ficar mais durinho, cozinha mais. Eu gosto desse ponto: quando esfria, fica cremosinho, puxa-puxa...

    Lu, pode fazer! Não tem como errar!!!

    Ei, Re! Sim, eu fiquei mto chateada pq eu amo Olho de Sogra. Se você puder, compartilha sua receita. Esse pé de moleque é MARA!!!! Não há qm não goste!

    ResponderExcluir
  5. ai meu deus, que agua na boca! adoro pé de moleque, principalmente os puxa puxa!
    bjus!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino