quarta-feira, 19 de maio de 2010

Como atolar uma vaca

Ficar doente é uó! Não queiram nunca ter dengue na vida. É uma doencinha que estraga 7 dias inteiros da sua vida. Você fica imprestável, tudo tem gosto de remédio, tudo dói e acaba com seu humor. Graças a Deus, voltei ao meu estado "normal" e já sinto o sabor das coisas e sinto de novo alegria de viver e estar aqui novamente.O que me faz saber que estou novamente 100% é ter apetite. Ontem, eu acordei ensandecida de vontade de comer Vaca Atolada. É uma comida muito mineira, muito da nossa mesa aqui em casa. Nesse friozinho é altamente recomendado. Esse nome é bem engraçado, mas como sempre, tem história. Uma das versões é a mais óbvia: pedaços de carne de boi (vaca) num caldo grosso. A outra, porém, mais tradicional, faz menção aos tropeiros que viajavam pela Estrada Real que 'afogavam' as carnes na mandioca ao passarem pela rota da raíz.

A Vaca Atolada da D. Mãe não leva necessariamente carne de costela. Normalmente, ela usa uma boa carne magra (patinho, músculo, coxão mole, etc...) aos pedaços ou mesmo moída. É muito importante saber escolher uma boa mandioca para o prato realmente ficar saboroso. Basta observar se a casca solta com facilidade, se ela está branquinha uniformemente. Não deve conter manchas nem amareladas nem escurecidas. As melhores mandiocas dão no inverno, com certeza!


Vaca Atolada 

Ingredientes

500 gr de mandioca descascada e picada em pedaços médios (minha mãe tem um jeitinho de picar que é só dela... tem como comprar picadinha já, à vacuo. muito prático!)
500 gr de carne magra (patinho, músculo, coxão mole... se quiser, pode usar costela, mas ela é mais dura e demora mais para cozinhar! #ficadica)
1 colher (sopa) de colorau
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picadinha
Tempero completo a gosto
Pimenta malagueta e do reino (a gosto)
1 maço de cebolinha picada (para decorar)


Modo de fazer:


Refogar a cebola no azeite numa panela de pressão (usamos a de 4,5 lt de capacidade), acrescentar o tempero (com alho, sal e outras cositas mas). Deixe a carne refogar bem e acrescentar a mandioca e água o suficiente para cobrir. Acrescente o colorau e tampe. Assim que a panela começar a chiar, contar de 25 a 30 minutos. Decorar com cebolinha picada e servir com arroz branco, bem quentinha!

4 comentários:

  1. Dri, é super fácil!! Que delícia! Qualquer hora vou fazer aqui em casa - assim que achar a mandioca cortadinha hahahaha! Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Vou ter que atolar uma vaca aqui hoje! Qual vai ser a próxima tentação, Adriana? rs

    ResponderExcluir
  3. Lu, assim não vale! hahahahaha

    Ainda não sei, Elô... Mas com certeza é algo bem gostoso e facim de fazer! xD

    ResponderExcluir
  4. Já com água na boca, to conhecendo hj e gostando muito do blog, parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino