domingo, 13 de março de 2011

Tudo junto e misturado - Guacamole com Alho Negro


Tava matutando como o que é que eu iria fazer com o Alho Negro da Marisa Ono. Perdi horas buscando uma receita que valorizasse a iguaria tão incensada pelos chefs mais renomados. Mas afinal, o que há de TÃO ESPECIAL assim no Alho Negro? Simplicidade. O Alho Negro tem um inesperável sabor de simplicidade - não parece em nada com o sabor do alho cru ou mesmo refogado. É suave, doce... É bom! Muito bom! E é impossível que algo feito com ele - com carinho e com afeto - fique ruim. Tive a ideia de fazer um guacamole quando minha roommate trouxe da feira um belo exemplar de abacate: gigante e maduro. Sempre quis fazer e nunca fiz. Então, eu pensei... Por que não usar Alho Negro? Assim, eu criei a minha versão gourmet do famoso purê de abacate mexicano. 

Guacamole com Alho Negro

1 abacate (mais ou menos 200 gr)
Alho Negro (a gosto - usei uns 6 dentes)
1 cebola roxa pequena bem picadinha preparada ao modo Morokulien
sal 
suco de limão (a gosto - usei um limão bem suculento)
pimenta fresca (recomenda-se dedo de moça. usei 5 pimentinhas malaguetas do jardim daqui de casa!)
2 tomates firmes (não pode ser muito maduro!) e sem semente picados em cubos
Coentro fresco (a gosto - usei umas 2 col. sopa) picado
2 col. sopa requeijão cremoso (usei um mais firme, tipo catupiry) - opcional 

Modo de fazer:
Prepare primeiro a cebola conforme instruções do link acima. Amasse os alhos em purê e acrescente o abacate - se não acrescentássemos mais nada já ficaria muito bom porque o abacate combinou super bem com o sabor do Alho Negro que realçou o fruto. Esprema o limão. Junte ao purê de abacate as cebolas, os tomates, as pimentas frescas, o coentro e o sumo do limão. Se for usar o requeijão, acrescente-o antes do suco e misture bem para incorporar. Sirva com Doritos Dippas. 

Obs: De fato, o sabor do Alho Negro parece se perder entre tantos outros que tentam se sobressair. Um paladar apurado identificará vários outros peculiares, mas se perguntará o que há a mais ali de desconhecido. Certamente, é uma dança de sabores! Maravilhoso!

5 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar de alho negro, deve ser algo interessante. Agora, essa receita entra abacate e requeijão? Exótico

    ResponderExcluir
  2. Dri, de fato uma ideia muito original. Sou fã da guacamole tradicional, mas te confesso que não acho muita graça no alho negro. Pra mim, ele é 'endeusado' demais. Enfim, cada um tem seu gosto não é? :-) Muito legal seu passeio na Liberdade e o modo como conheceu a Marisa Ono! Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vc achou a receita de como faz o alho negro ou comprou ele ja assim?

    Não cirto guacamole, prefiro chillibeans! Hihihihi
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Dafne, o alho negro é uma especiaria feita pela marisa ono. é tido como uma iguaria apreciada por muitos chefs em todo Brasil! Você pode comprar com ela, mas talvez tenha algum lugar no Rio q já vende. Tem que entrar em contato com ela... O blog Delícia tá lá nos meus favoritos do Nada Contra o Verso. O contato dela tá lá... Mas se vc vier pra cá, ainda tenho alguns e vc esperimenta qdo vier aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, eu lembro de vc ter dito q não curtiu tanto assim o alho negro. Confesso que o seu comentário me fez ser um pouco reticente com ele, mas não poderia ter uma opinião 100% formada sem ter provado. Eu curti muito, de verdade. Nem é por causa de todo o glamour que tem girado em torno dele pq eu não me ligo nisso. Aliás, defendo mesmo a tese de que ele é SIMPLES DEMAIS e por isso tão especial.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino