sexta-feira, 23 de abril de 2010

Por que Minestrone de Couve?


Escrever, como prazer, é como preparar um delicioso prato. Primeiro, a vontade - inspiração. Depois, a escolha das palavras - os ingredientes. Pensar num nome para o blog foi um processo bem semelhante. 

Por que Minestrone de Couve?


De todas as coisas que eu adoro fazer e comer, as que eu mais amo são as sopas. Simples no preparo, geralmente levam os ingredientes que a gente tem em casa. Não há sofisticação - são um presente que aquece e alimenta o corpo, reconfortantemente. Desde a Idade Média, é associado à pobreza, simplicidade, humildade. A etimologia da palavra sopa é a mesma em vários idiomas - do gótico suppa, originou-se zuppa (italiano), soupe (francês), suppe (alemão), soup (inglês) e sopa (espanhol e português) - e significa pedaço de pão molhado. Pão e sopa são inseparáveis desde sua origem como prato e é um costume estar sempre presente nas refeições em vários países até hoje. Minestra, cujo aumentativo origina minestrone - em italiano moderno traduzido simplesmente como sopão - vem do latim ministrare, uma clara referência ao verbo ministrar, que por sua vez aporta os sentidos de: dar, sugerir, inspirar e ajudar. A origem da palavra também remonta  ao fato de que a minestra era servida pela pessoa que administra a casa.

Ministrar receitas e compartilhar experiências culinárias com vocês, para mim, é como preparar um minestrone. O objetivo é o mesmo: alimentar, aquecer, reconfortar e tornar a todos um pouquinho mais felizes do que eram antes de vir até aqui... E o minestrone é de couve porque afinal de contas, sou uma boa mineira! Vamos à receita?

Minestrone de Couve (e pimentão)
do livro A Grande Cozinha: Sopas e Caldos

Ingredientes (serve 4 pessoas não gulosas. ou duas gulosas...)

120 g de massa para sopa em tubinho
1 maço de couve
1 pimentão amarelo pequeno
1 pimenta vermelha picante
1 dente de alho
1 litro de caldo de legumes
azeite de oliva extravirgem
sal

Modo de fazer:

Pique a couve em tirinhas e o pimentão em cubinhos e reserve.
Aqueça 3 colheres de sopa de azeite com o alho descascado e inteiro. Refogue a couve e o pimentão por aproximadamente 5 minutos, acrescentando a pimenta (picadinha e sem sementes).
Adicione o caldo já quente e deixe cozinhando em fogo baixo por 20 minutos. Junte a massa e deixe cozinhar por cerca de 8 a 10 minutos. Por último, sal a gosto.

Acrescente um fio de azeite e deixe a panela repousando por 2 minutos. Sirva o minestrone bem quente! Acompanhado de um pãozinho, claro... O livro sugere um vinho tinto encorpado, como o Valpolicella.

Obs: A foto que ilustra o post é de um site que eu adoro: BBC Good Food. Não tive tempo de tirar uma foto para esse post como eu queria. Pretendo fazer fotos para os próximos...

8 comentários:

  1. Quanta curiosidade! É aquela coisa: blog sobre comida, se não tiver um visual agradável, limpo e bonito as pessoas já desconfia que as receitas são bem ruins. Não é o caso aqui.
    Aqui não só aprendemos receitas como também muito sobre cultural culinária

    ResponderExcluir
  2. eie! legal demais o nome, gostei realmente. e como uma boa mineira, essa receita deve ser ótima! não sou mt fã de cozinha, mas adoro comer hahah
    bjim!

    ResponderExcluir
  3. Ai cara, adorei.
    Que blog delícia. O visual todo me deu até um gosto na boca. Gosto de baunilha. Muito bonito o visual. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Stephanie... Obrigada pela visita! Espero que você sinta sempre super bem-vinda e que faça as receitas e depois venha me contar! ;)

    ResponderExcluir
  5. Faz pra mim um minestrone de couve?

    ResponderExcluir
  6. gostei da explicação. parabens pelo blog! se quiser participar do meu fique a vontade... alias, entrando lá vc pode ganhar uma apostila de quiches ou de risotos... abraços! De

    ResponderExcluir
  7. Oi, De! Obrigada pela sua visita! Adoraria participar, mas não consigo acessar seu perfil e nem ver o link para o seu blog... =/
    Como fazer?

    ResponderExcluir
  8. Adri que lindo o blog!!!! Amei :-) Vou lá agora ver os outros posts, comecei com este ;-) Um beijo,

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino