segunda-feira, 19 de abril de 2010

Doces lembranças: Bolo ao Creme de Chocolate - Parabéns, The Cook Shop!


Começar. Acho que sempre gostei desse verbo... E conjugo fácil. Tenho tantos motivos para inaugurar esse foodblog que fica difícil enumerar. Um deles são os papos infindáveis via Twitter sobre comidinhas. No Nada Contra o Verso, falo de tudo, mas senti a necessidade de criar um espaço em que pudesse compartilhar minhas experiências gastronômicas com mais propriedade. Vou compartilhar receitas que eu gosto de fazer, as que eu quero experimentar, as comidinhas dos lugares que eu visitar, receitas de amigos, enfim, todas as delícias que eu puder compartilhar!


Para começar, lembrar é sempre bom. Minhas memórias mais caras e remotas envolvem sempre a relação que tenho com a cozinha. Meus primeiros brinquedos foram panelinhas de plástico: eu colocava macarrão cru na água esperando que ele "cozinhasse" só de ficar de molho lá dentro... Os meus melhores brinquedos não foram as Barbies nem a bicicleta, mas a Mini Batedeira da Estrela e o Forninho da Atma. Sim, essas são lembranças doces que a Promoção de Aniversário do blog The Cookie Shop evocaram.

A promoção consiste em fazer o bolo de aniversário que marcou sua infância, fazer uma foto bacana junto com a receita e mandar para o blog. Cara, foi uma viagem no túnel do tempo! Imediatamente lembrei do sabor peculiar de todos os bolos de todos aniversários de cada membro da nossa família. Era sempre aquele... Elogiadíssimo, copiadíssimo, registradíssimo, com um SIM bem grande, no caderno de receitas da minha mãe que hoje é uma grande relíquia. O bolo, como eu me lembro, era sempre quadrado e alto, coberto e recheado com esse creme - que é o que o torna muito especial - decorado com chocolate granulado, pêssegos em calda cortados em forma de flor ou uvas contornando todo bolo. É uma receita bem simples, mas o sabor é memorável. O segredo está no acréscimo do café, que confere ao creme um sabor todo especial. Eu que não bebo café nem sob tortura sempre adorei esse creme. Se deixar, como purinho! Fazê-la foi um desafio pessoal, pois em todos esses anos, embora tenha sido sempre esse mesmo bolo a celebrar todos aniversários ao longo de anos, eu mesma nunca havia preparado. Mesmo se eu não ganhar como melhor foto e receita, foi fantástica a aventura pelas memórias - afetiva e gustativa!

Bolo ao Creme de Chocolate

Prepare sua receita favorita de bolo. Vale aqueles de saquinho, se você não quiser ter muito trabalho. Mamãe sempre fazia pão de ló com suco de laranja. Faça dois ou três bolos baixos ou um alto que dê para cortar ao meio para rechear. 

Ingredientes:

200 gr de margarina cremosa
6 colheres (sopa) de açucar refinado e peneirado
1 xícara (café) de café bem forte (para essa receita, usamos sempre Nescafé solúvel)
2 xícaras (chá) de creme de leite 
4 gemas
5 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de Fazer:

Bata o chocolate em pó, o creme de leite, o café e as gemas. Leve a mistura ao fogo, em banho maria, por aproximadamente 15 minutos para engrossar, mexendo sempre. Reserve até que esfrie. Bata a margarina e o açucar até ficar homogêneo e verta (somente depois de ESFRIAR COMPLETAMENTE) o creme de chocolate, misturando vigorosamente até uniformizar. 

Obs: A xícara de café que a receita pede deve ser preparada previamente e acrescentada ao creme de leite somente depois de frio. Use o extra-forte e não hesite em preparar aquele café bem amargo. É esse o segredo do sabor inigualável desse creme. Embora ele seja de simples preparo, é importantíssimo observar a temperatura dos ingredientes. Nunca misture quente com frio ou você pode talhá-lo! Vai ficar gostoso mesmo assim, mas não vai ficar bonito... Eu substitui a margarina por manteiga e não sei sinceramente dizer se fez diferença de textura e/ou sabor. Segundo a minha memória, ao menos o gosto ficou idêntico ao que eu me lembrava. Em minha memória, ele tinha uma cor mais escura do que a que eu obtive. Na dúvida, siga a receita à risca! Não usei pêssegos ou uvas na decoração porque eu usei a forma em formato de coração. Achei que ficaria visualmente mais bonito sem outros detalhes. Simples assim.

Cumpri a tarefa que me coube da brincadeira e agora é a SUA vez! Vote na minha receita para que eu ganhe o livro da Martha Stewart!

13 comentários:

  1. Mas que blog mais bonitinho, tudo é bem feito. Dá gosto de ver. Será que as receitas também são assim? rs
    Esse seu bolo parece com brigadeiro de longe.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. parabéns! adoro blog de comidinhas, vou passar por aqui de bôua!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você conseguiu preparar o bolo para o evento - boa sorte!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. ai, gente! obrigada! tou muito feliz!!! espero q vcs voltem sempre.

    ResponderExcluir
  5. Dri;

    Que legal seu novo blog! Parabéns!


    Ana

    ResponderExcluir
  6. Você parece ser uma pessoa muita meiga e ler esse blog com certeza será uma delícia, tanto de leitura, como de gostosura!
    Tô te seguindo... Tô de olho!
    Parabéns pelo visual do blog tb, está lindo!

    Muitos Beijos Mineirinha e Sucesso Sempre!

    Agora vou lá votar em vc!

    ResponderExcluir
  7. Ana e Karina, voltem sempre! Vou postar novas receitas, novidades e dicas e muitas histórias legais...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Ficou lindo e com certeza delicioso! Também tenho uma forma em formato de coração e gosto de usá-la sempre.

    ResponderExcluir
  9. Talita, eu tenho duas formas em formato de coração - uma menor e essa que eu usei. fica lindo como bolo de dois andares! s2

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA! VIM CONHECER SEU BLOG, E ADOREI AS RECEITAS, CONVIDO VOCÊ A ME VISITAR NO APRESSADOS. TENHA UMA LINDA SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  11. Adriana prazer conhece-la...

    Te descobri lá The Cook Shop - de BH, quem é? Estou pertinho de ti Contagem. Vou te visitar sempre, acabei de registrar link do seu blog la na minha lista de blogs mineiros. Bonito seu blog!

    Priscila Beneducci

    ResponderExcluir
  12. Oi, Priscila! Você está mais perto do que imagina. Também moro em Contagem!
    Você tem Twitter? Fica mais fácil manter contato lá... Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Minestrone de Couve Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino