Cupcake já virou mania nacional, né? Qual a origem deles? Uns dizem que é de origem inglesa e que os originais não podem levar manteiga. Outros já defendem que cupcake é qualquer receita (mara) de bolo que possa ser assada nesse formato - esse é o cupcake americano (moderno). Detalhes à parte, acho que dentro de uma forminha e da minha boca cabem todos eles! Com tantos fãs foodbloggers e tantas receitas espalhadas por aí, a BoniFrat Bonecos & Cia teve a genial ideia de reunir as mais deliciosas receitinhas de cupcakes da blogosfera e transformou num livrinho virtual super fofo e baixável (em outras palavras, GRÁTIS!). A iniciativa é toda sem fins comerciais e/ou lucrativos. Algo tão generoso é realmente inspirador...
Há algum tempo tenho pensando: por que não transformar uma das nossas mais tradicionais receitas de bolo - a mais fácil e, certamente, a mais executada em todas as cozinhas do Brasil - em adoráveis cupcakes? Assim, com ajuda da minha ÍDALA (tá parecendo até jabá, né? bah, ela nem precisa, mas tenho que dar todos os créditos a ela!) Paula que compartilhou a receita da mãezinha dela... Uma receita que tem memória afetiva e um segredinho supimpa! Infalível até para quem tem duas mãos esquerdas na cozinha. Dá pra por filho, marido, gato, cachorro para fazer que dá certo - seguindo as instruções, claro!
Dedico essa receita as minhas duas xarás do Twitter - @adrika e @dridel - que estavam reclamando que os bolos de cenoura que elas fazem não crescem. Prometo que se vocês fizerem como eu disse, vai crescer lindamente!
Dedico essa receita as minhas duas xarás do Twitter - @adrika e @dridel - que estavam reclamando que os bolos de cenoura que elas fazem não crescem. Prometo que se vocês fizerem como eu disse, vai crescer lindamente!
Cupcake de Cenoura
2 cenouras grandes
1 xíc. chá de óleo
2 ovos
2 xíc. chá de farinha de trigo
2 xíc. chá de açucar refinado
1 col. sopa de fermento
Modo de fazer
Peneire a farinha e o fermento numa tigela e reserve. No liquidificador, bata as cenouras picadas e descascadas e os demais ingredientes. Verta o líquido na tigela com farinha e fermento reservados e misture bem. Nesse ponto, pode-se utilizar a batedeira, mas JAMAIS o liquidificador. O calor gerado no liquidificador é o vilão que faz os bolos de cenoura não crescerem (eis O pulo do gato!).
Calda (opcional): Numa panela aqueça 7 c. sopa açúcar, 2 c. sopa chocolate em pó, 2 c. sopa manteiga, 3 c. sopa leite quente até engrosssar. Se preferir, acrescente aos ingredientes uma c. café de café solúvel. Dá um sabor INCRÍVEL! Decore a gosto!
Ah que maldade, eu AMO Bolo de Cenoura!!! A primeira foto é dos seus Cupcakes? EU QUEROOO!!!
ResponderExcluirE tb amei o livrinho, da vontade de fazer todos!
Beijos
Sim, são os que eu fiz. Essa receita é infalível! Pode fazer que dá certo!
ResponderExcluirAdri! Adorei a receita vou tentar fazer essa semana ainda.Depois eu te conto o resultado! Um beijão!!!
ResponderExcluirDepois conta se deu certo! Esqueci de te perguntar ontem...
ResponderExcluirBeijocas
Nossa, ficaram demais! Muito bonitos e deviam estar deliciosos.
ResponderExcluirMuito legal a inciativa dela de fazer o livro, gostei muito!
Adorei seu blog, estou começando o meu agora, vou te linkar, ok?
Beijos, Jessica