No tempo em que eu morei sozinha, aprendi a cozinhar apenas o suficiente para mim. Não foi fácil aprender porque minha mãe tem o hábito e me treinou para reproduzí-lo de fazer sempre a mais para sobrar. Eu não gosto de comida requentada. Detesto! Mas ela prefere a ter que fazer mais depois. Ontem foi um daqueles dias em que ela estava sem a menor inspiração e a comida sobrou que "nem jiló na janta".
Estava eu pensando por escrito (entenda-se twitando) o que iria fazer para o almoço hoje com tantos restos mortais na geladeira. Foi quando a Ellen Aquino - irmã da minha queridíssima amiga Noelle Aquino, do Mastigando.Com - sugeriu brilhantemente Arroz à Grega e Bife à Milanesa.
Ao contrário do que pode sugerir as nomenclaturas estrangeiras, ambos são pratos super comuns do cardápio tupiniquim. São bem simples de preparar porque levam basicamente sempre o que a gente tem em casa.
Arroz à Grega:
Ingredientes:
Cebola, alho (básico!), cenoura, vagem, pimentão (de várias cores se tiver), milho verde, cheiro verde, azeitona e passas. E você pode pôr mais o que quiser porque o arroz é seu e você põe o que você quiser!
Arroz pronto (do dia anterior acho q é o ideal mesmo!)
Pimenta do reino (opcional)
Sal a gosto
Modo de Fazer:
Se for seguir pelo nome, o ideal é dourar o alho em lâminas em azeite, acrescentando as cebolas em seguida, mas eu troquei o azeite pela MANTEIGA (#gordasafada).Depois é só ir agregando os demais ingredientes no refogadão, acertar o sal. Por último, acrescentar o arroz e por último a pimenta do reino. Decore com cheiro verde.
Dicas: A cenoura e a vagem devem ser cozidos previamente. A cenoura, em cubinhos, eu cozinho na panela de pressão. É muito rapidinho e o pulo do gato é nunca NUNCA deixar passar de 3 minutos quando começar a dar pressão e passar na água fria logo em seguida para interromper o cozimento. O pulo do gato da vagem pra ela ficar bem verdinha é colocar um trisco de bicarbonato de sódio na água do cozimento. Ambos devem estar al dente!
Bife à Milanesa:
Ingredientes:
Filés temperados (Alcatra, filé mignon, contra filé, até patinho... o que você preferir)
Ovo
Farinha de rosca
Modo de Fazer:
Bata o ovo com o fuet (ou garfo) e acrescente um pouquinho de leite - vai fazer diferença na crocância da casquinha, acredite-me! Passe os filés nesse ovo e em seguida passe-os pela farinha de rosca. Numa panela com óleo suficiente, frite-os até dourar.
Para completar a refeição, aqueci o tutu de feijão que sobrou de ontem. Mas essa receita fica para um próximo post! Obrigada pela sugestão, Ellen! ;)
Pelamor, isso tá com uma cara boa demais! :)
ResponderExcluirBruna, é bem facinho de fazer! Experimenta! ;)
ResponderExcluirSocorro! Todo mundo tá querendo essa camiseta! HAUHAHAUIHAUIHA! Sofri pra encontrá-la viu? Osxi! Beijo!
ResponderExcluirEu vou fazer sim! Adoro criar umas coisas novas com "resdonté". HAHA! Eu como mt pouco e minha mãe insiste em fazer mt comida. Ontem sobrou frango assado... to a fim de fazer um arroz de forno com muito brócolis e colocar um molho branco por cima e gratinar! *sonha*
ResponderExcluirDou o maior apoio à reciclagem no forno e fogão! huahuahuahua
ResponderExcluirIsso não é nem reciclagem, isso é respeito ao alimento! E, se você fizer certinho, nem se nota que é requentado!
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Adorei. Estou seguindo.
No meu blog terei coisas novas a partir do dia 1° de maio.
Abraço
Olá Adriana,
ResponderExcluirFoi um prazer ter sua presença ontem no nosso encontro e agradeço.
Seu blog é mesmo uma gostosura!
Tb adoro sopas de todas as formas e comidas com molhos!
E um pãozinho de quebra, de preferência croutons que são tão fáceis de fazer...
Um grande abraço,
Luiza Miranda
Oi Daniel, Oi Luiza!
ResponderExcluirMuito obrigada... Estou honrada com a visita de vocês e espero vê-los por aqui sempre!
Mil beijos